No brasil, a prevalência de sobrepeso/obesidade já se encontra em níveis epidêmicos. Segundo dados do VIGITEL, 56% da população brasileira está com sobrepeso e 20% com obesidade.

A obesidade é uma doença complexa e multifatorial, e há fatores genéticos, metabólicos, comportamentais e ambientais envolvidos na sua regulação. Dentre os fatore envolvidos na patogênese da obesidade, o ambiente moderno obesogênico é um dos principais. E o que caracteriza esse ambiente? Os alimentos se tornaram mais baratos, amplamente disponíveis e oferecidos em grandes porções. Ocorreu um aumento da ingestão de alimentos densamente ricos em calorias, associado a uma redução do gasto energético (sedentarismo).          

Concomitante ao aumento da prevalência de obesidade, mudanças na forma como a comida é PROCESSADA e apresentada para consumo foram observadas. Para que os alimentos processados atinjam maior palatabilidade e apresentação visual quantidades significativas de gordura e açúcar são acrescentadas . Esses alimentos “bagunçam” nosso sistema de controle do apetite ao aumentarem o desejo e a fissura por comida, e diminuirem a saciedade. ⠀⠀⠀⠀⠀
Ressalta-se, assim, a importância do AMBIENTE em que vivemos na definição do nosso peso. ⠀⠀   

A obesidade é uma doença e, como tal, deve ser tratada. Não por questão de estética! E ,sim, porque: obesidade aumenta o risco de diabetes, hipertensão, apneia do sono, colesterol alto, hipogonadismo masculino e feminino (queda dos hormônios sexuais), infertilidade, sobrecarga articular que gera dor, esteatose hepática (gordura no fígado), câncer (os mais associados a obesidade são o de endométrio, cólon e de mama) e de eventos cardiovasculares (por ex: infarto e AVC) e de mortalidade geral.                                                            

Então, justamente por se amar, por uma questão de AUTOCUIDADO, se você tem sobrepeso ou obesidade, procure ajuda de um endocrinologista e nutricionista. Um profissional de saúde sério não vai impor um peso ideal para você, ele vai te dizer que perder 5-10% do peso já se associa a uma redução importante das doenças associadas à obesidade!                                                                                                  

Há vários obstáculos para o sucesso do tratamento da obesidade. Alguns deles são:

  • Dificuldade em manter um tratamento longitudinal, contínuo, com o mesmo médico.
  • Suspensão dos remédios para perder peso sem orientação médica.
  • Enxergar a dieta como um sacrifício e não desenvolver uma boa relação com a comida.
  • Seguir dietas da moda e não uma dieta individualizada.
  • Frustração e falta de motivação por já ter tentado perder peso várias vezes e não ter obtido sucesso.
  • Desânimo por já ter perdido peso e reganhado após e medo de que isso aconteça novamente.
  • Indisposição física pelo sobrecarga que o excesso de peso traz ao organismo.
  • Desejo de perder grande quantidade de peso de forma muito rápida.
  • Conviver com pessoas que dificultem a adesão à dieta.

Reconhecer esses obstáculos é o primeiro passo para supera-los! Ajuste suas EXPECTATIVAS em relação à perda de peso! Não acredite em tratamentos que prometem perda de 20 quilos em 1 mês, por exemplo! Cada pessoa responde de uma forma diferente ao tratamento, portanto, não é possível prometer uma perda de peso específica para alguém! O que podemos fazer é explicar qual a perda MÉDIA de peso que tal medicamento ocasiona em estudos clínicos. Mais importante que velocidade é constância! Escolha um “médico para chamar de seu”. Ficar trocando de profissionais de saúde a toda hora quebra o cuidado longitudinal e dificulta o seguimento!Não importa se você já tentou várias vezes e não obteve êxito: a vitória pode estar na próxima tentativa!

O caminho para uma perda de peso saudável e sustentável não é fácil, e você não precisa percorrê-lo sozinho. Ame-se! Cuide-se! Procure ajuda de profissionais habilitados e viva com mais saúde! 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Tratar obesidade é questão de saúde, e não de estética

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *